25 de jan. de 2006

The Lionheart Brothers



“Dilema Subpolar”

O grupo vem lá da gélida Noruega, cujo inverno é longo e tenebroso. Clichês para manifestações soturnas, intimistas e deprês ou servido como exercício de auto-estima propositadamente alegre. Os opostos são validos. “Minha casa fica bem próximo de um fiorde, cuja maior parte do tempo permanece encharcado e enevoado”, diz o organista Audun Storset resumindo bem o cenário em que vive. Junto com o guitarrista e vocalista Marcus Forsgren são fundadores e principais compositores do quarteto The Lionheart Brothers, grupo surgido em Trondheim no finalzinho dos anos 90. Por conseqüência das extremadas condições climáticas, o jeito para rapaziada local é passar bom tempo trancafiado em casa fazendo alguma arte, aqui no caso fazendo música. E indie rock de boa qualidade.

O disco de estréia “White Angel Black Apple”, que tem 12 faixas e o vídeo de “Time Tiver Floaty”, foi gravado e lançado por um selo norueguês em 2003, mas só teve projeção mundial, principalmente na Europa e no Japão quando lançado no ano passado pelo selo holandês Munich Records – esse disco contém também musicas de um EP de 2004 -, ocasionando uma considerável turnê européia. Não resta duvida que o clima rigoroso implique numa sonoridade peculiar, Marcus às vezes sussurra como se quisesse contar um segredo, e até os títulos tentam denunciar como em “The pole dilemma”; “The sun in my eyes” e “Blue clouds, red sky”, mas apesar de tudo as musicas transmitem uma melodiosa esperança e certa energia ensolarada aplicada em bons riffs de guitarras, bateria nervosa e teclados Hammond marcantes.

Recentemente os rapazes ficaram espantados quando foram convidados para participarem de uma coletânea gringa, produzida pelo selo potiguar Solaris Discos em parceria com a nossa Musicland Records; na qual participará com uma faixa, apresentando também mais oito bandas independentes. É só aguardar pelo lançamento previsto para o mês de fevereiro ou então visitar o site da banda e conferir alguns áudios no site.

p.s: fiorde são entradas do mar parecidos como rios, com altos penhascos, acidentes geográficos típicos dos paises escandinavos.

The Lionheart Brothers

Nenhum comentário: