14 de mai. de 2005

Snooze 2005


Cruéis, somos nós com o tempo. Ficamos condicionados aos padrões do bom e do ruim medindo o tempo como objeto de razão. Meça o tempo como aliado no aprimoramento de nossas faculdades. Das nossas experiências. Das nossas conclusões. Ele nos delega condições de crescermos, evoluirmos, expandirmos na imensidão do Universo. E tem tantos que não aprendem a lição... Precisei de um pouco do tempo para melhor me expressar o que ele fez com a música do quarteto sergipano Snooze. No caso deles, proporcionou um amadurecimento sonoro exemplar. Em mãos um promo do próximo disco cheio, que deverá chamar-se Snooze. Um primor de musicalidade para os chamados indie-rockers brasucas. Já cantei a pedra que será o melhor disco do gênero lançado nos últimos cinco anos. Por que? Bem fácil. Ta nas variações melódicas e harmônicas das composições; letras inspiradas, postura pop irretocável; arranjos mais elaborados e ousados (trombones, gaitas, theremim, ebow); e acho até que as constantes mudanças em seu line up, com os guitarristas (Clinio Jr e Marcelo) para ser mais preciso, deu uma elevada dinâmica nas confecções sonoras.
É uma banda adulta. O disco promocional traz seis faixas que é a metade do bolo, abrindo com "Fado" que é rock mesmo, melódico e bem britânico, expondo suas influencias. "The Song of Our Lives" tem tom desesperado pontuado por uma melancólica gaita. Já a contagiante beatleniana "Sunshine" floresce com naipe de sopros de primeira, é perfect pop. A excelente "Love e Death (No conclusions)" é um descarado power pop a lá Teenage Fanclub, que é um tremendo descarado dos Raspeberries, Birds, Big Star e The Rubinoos, e finalmente por aqui alguém fez uma composição power pop no seu melhor e moderno termo. "Words for You" é rock and roll setentista inspirado no Free com um toque southern rock (Lynyrd Skynyrd, Black Crowes), apostando numa saudável variação de gêneros - ecletismo - sem destoar um mínimo sequer da linha popster do grupo. Pra fechar o tema instrumental "Um resfriado" com um theremin comandando uma levada meio progressive pop, deixando a sensação de atualidade.
Ainda posso adicionar um detalhe importantíssimo nesse mar de vaidades tão comum ao meio: a banda é super simpática e de uma humildade sem dó. Seria bom que todos fossem como a Snooze. Ai não teria graça, rebateria alguém. Ledo engano meu chapa !!!
Posted by Hello

Nenhum comentário: