28 de jul. de 2012

Madalena samba!

"Philipéia" é uma singela homenagem pop a Jampa. Um belo retrato musical do cantor, compositor e multiinstrumentista Antônio Patativa, que se encontra definitivo nessa nova empreitada viagem sonora. Percorreu o caminho batido desde suas descobertas college rock até a foz do mar imenso da música popular brasuca, no melhor dos sentidos de suas convicções. Quem conhece sua personalidade sabe da liga consistente que dá ao seu prato de sonoridade em forma de crônicas e ritmos pulsantes. Um evidente amadurecimento partilhado com Valter Pedroza (guitarras), Jansen Carvalho (baixo) e Emerson Pimenta (bateria) que dão definição a banda como agulha e linha fiando no colorido tecido.
Caindo no lugar comum de comparações, e no intuito de melhor situar, a musicalidade do play remete a Jorge Ben, Bebeto e Mundo Livre, para ficar no básico das boas referências. Esse EP composto por sete faixas, e um depoimento do sambista Donga no final, é uma extensão do trabalho anterior. Foi produzido e gravado no estúdio Peixe-Boi com destaques para as músicas "Ela só pensa em namorar" com a levada mais samba-rock de todas; fez de "Bifurcação" uma versão clean e curta, emprestada da banda rock Musa Junkie Suicida; a faixa título "Philipéia" é tratada como se fosse uma trilha sonora incidental e o hit "Felicidade" com a sua pegada pop-rock e letra impagável. Completa o tempero do disco a providencial participação de músicos convidados como Escurinho, Chico Limeira, Macaxeira Acioli, Érica Maria, Marcelo Macêdo, Neto Rodrigues e Raphael Amaro, num mix de arranjos de percussão, guitarras e sopros.

Sobre sua mudança musical Patativa disse: "Em 2010, a banda optou por uma identidade mais brasileira, mais “a cara do povo” do Brasil. E foi assim que surgiu o aclamado “Samba pro seu dia” (2010), inovador na sonoridade da banda e marco definidor da nova postura adotada pelo grupo. “Philipéia” mantém a mesma proposta, fincando ainda mais os pés dos Moogs na geografia da cidade, e do Estado – na capa, por exemplo, a imagem é do açude de Coremas... uma paisagem do interior. É ver e ouvir, e seguir junto com os foliões".
O fato conclusivo: seu namoro com o samba rock virou casamento. Ou será com o rock samba?! Enfim, a Madalena Moog despiu-se da inocência e botou o seu melhor vestido de passeio. Despojada, faceira e melindrosa, com caras e com bocas.
 
Madalena Moog
@madalenamoog
Foto por Sérgio Villar

Nenhum comentário: