6 de out. de 2005

Noise Japa


My Way My Love
“Hypnotic Suggestion 01”(Scratch & Sniff)
Durante centenas de anos o Japão foi fechado para qualquer estrangeiro. Quando caiu na besteira de abrir os portos, os vorazes ocidentais caíram de pau! Culminando com a subjugação, inclusive cultural, liderada pelos americanos após grande guerra. Nesse meio termo os japoneses modernos foram os que mais sugaram a cultura pop ianque em todo planeta, aliás, eles são os maiores e melhores consumidores de música que conhecemos.
Como uma espécie de “vingança” cuspiram de volta todas as “mentiras” consumidas na música pop. Misto de ironia e deboche embrulhado no papel da inocência,produziram e produzem sonoridades recicladas devolvendo ao Ocidente o que estes não foram capazes de terminar. Todo mundo hoje conhece nomes como Cornelius, Fantastic Plastic Machine, Shonen Knife e tantos japas de mente fértil e diversificada.
Outro interessantíssimo personagem é Yukio Murata que no ano de 2000 inventou o My Way My Love – ajudado pelo baixista e vocalista Dai Hiroe e pelo baterista Takeshi Owaki - retribuindo tudo que lhe foi “ensinado” em forma de noise rock, minimalismo punk-nonsense (isso existe?) e ruídos alucinados sob uma capa lo-fi. Se pensou em Sonic Youth, Brainiac ou Wire, e gosta do gênero, eis um produto bom! Depois de quatro discos por conta própria, lançaram em fevereiro deste ano “Hypnotic Suggestion:01” pelos selos File 13 e Scratch & Sniff Records, disco este que agradou bastante os americanos, ocasionando uma turnê no ano passado, e por conseguinte outra na Europa no começo deste ano. O disco apresenta algumas vinhetas em forma de ruídos como abertura para seu chapado noise-punk rock garageiro, destaque para as faixas “Captain”, “Ovo”, “Sports” e “Sound of Gold”. E como todas as mentes barulhentas, não estão preocupados com qualquer apelo pop, mas, ainda assim, soam agradáveis.
My Way My Love

Nenhum comentário: