27 de abr. de 2018

VALVULOSA

Uma grata surpresa rock do ano vem da nova cena poptiguar com o quinteto chamado ValvulosA. Diante das misturebas sonoras de múltiplas faces - boa parte insípida -, o combo é um sopro de juvenilia com seu pós-punk britânico oitentista e guitarras que lembram algumas bandas da turma do Paisley Underground, tudo com urgência e vibração.

Gostam de chamar de “tropical punk”, seja lá o que isso significa, mas acho que os jovens escutaram bastante sons tipo Mercenárias, The Smiths, Buzzcocks, The Feelies, Sarah Records e por ai vai. Surgiram na capital norte-riograndense em 2016 quando lançaram um EP contendo quatro faixas com a banda ainda engatinhando na produção e identidade musical.


Agora no começo de 2018 a postura é madura e azeitada com uma produção bem trabalhada, mas mantendo o mesmo punch pós-punk em seu primeiro disco cheio. Sua sonoridade é simples: andamentos rápidos, letras cuspidas em refrões curtos, guitarras entrelaçadas entre as dedilhadas e barulhentas. Destaque também para a vocalista Gabs, letrista de todas as faixas e jovem poetisa com livro lançado, que ao seu modo declama sua narrativa em forma modernosa e particular.

Valvulosa leva o nome do álbum com 11 músicas, sendo três regravadas, de produção própria e boa mixagem feita pelo guitarrista Marcus da Silva. O outro guitarrista é Rafael F, veterano e o mais experiente da turma, completando o par de guitarras contrastantes que formam as texturas da base melódica do grupo. O motor dessa combustão fica por conta do baixista Francisco Henrique e da certeira baterista Carol, ambos sustentando as levadas com simplicidade e precisão. Os destaques para as faixas “Ninguém abraça Frida Kahlo”, “Vata-Pitta”, “Baile do fim do mundo” e “Sputinik666”.

Valvulosa

Esse grupo funciona! E tem tudo pra crescer se permanecerem com a mesma formação e explorarem algumas facetas popsters. Mas isso é com eles e da minha conta só escutar o play em alto volume. Desde já um dos melhores discos do ano e altamente recomendável aos apreciadores de bons sons.

Sim, acesse a página indicada e baixe o álbum gratuitamente!



Foto: divulgação.

Nenhum comentário: